Comemoração dos 10 anos do curso

Por em 16 de dezembro de 2018

O ano de 2018 foi um marco para o curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual do Maranhão, no qual completou 10 anos de funcionamento. Esse momento foi comemorado ao longo do ano com pequenos eventos mensais alusivos à data, com pequenas programações, tais como depoimentos de ex-alunos, troca de experiências dos alunos atuais e interação com os professores do curso.

Além disso, no dia 10 de dezembro de 2018 o curso esteve em festa para realizar uma grande celebração para comemorar os dez anos de funcionamento do curso. Uma solenidade comemorativa foi realizada com a presença de gestores, alunos e ex-alunos, professores e ex-professores, funcionários e convidados.

Na ocasião, foram homenageados: O Magnífico Reitor da UEMA, Prof. Gustavo Pereira da Costa, representado pelo Prof. Paulo Catunda, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA; O Diretor do Centro de Ciências Tecnológicas, Prof. Jorge de Jesus Passinho e Silva, representado pelo Prof. Fernando Lima de Oliveira;

Prof. Fernando Lima de Oliveira e Profa. Rossane Cardoso Carvalho

O Prof. Joel Manoel Alves Filho, criador do Curso;

Prof. Joel Manoel Alves Filho e Profa. Rossane Cardoso Carvalho

A Diretora do Curso, Profa. Rossane Cardoso Carvalho, que recebeu a homenagem por ter sido a primeira diretora do Curso. Os professores Wellinton de Assunção e Moisés dos Santos Rocha, receberam homenagem por terem sido diretores do Curso ao longo de sua história. O Prof. Mauro Enrique Carozzo Todaro, foi homenageado como o primeiro professor concursado para o Curso. A Profa. Maria Amália Trindade de Castro, foi homenageada por sua condução como chefe do Departamento de Engenharia Mecânica e Produção. As homenagens da noite foram ainda para a secretária do Curso, Andreia Gonçalves e para os os alunos que movimentam a Atlética Produtiva e a Ágil Empresa Júnior do Curso, respectivamente, Lucas Gabriel de Sousa Guimarães e Nathielly da Silva Palhano.

Prof. Joel Manoel Alves Filho e Lucas Guimarães

Ainda como forma de festejar a história do Curso foi, foi feita homenagem ao egresso Denilson Maciel Sousa, primeiro aluno a defender trabalho de conclusão de curso.

Profa. Rossane Cardoso Caralho e Denilson Maciel Sousa

A exibição de vídeo com alunos da primeira turma (2008.2), mostrou as dificuldades e avanços por que tem passado o Curso, além do sucesso que egressos seus têm galgado no mercado de trabalho. O teor do vídeo foi lembrado no discurso do Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, que representando o Magnífico Reitor, destacou que ficou claro o orgulho que os egressos têm de fazer parte da história do Curso de Engenharia de Produção da UEMA. O pró-reitor enfatizou que o curso ocupará ainda mais espaço, à medida em que o país se desenvolva.

Prof. Paulo Catunda

Já o criador e presidente da comissão que elaborou o primeiro projeto pedagógico do Curso, Prof. Joel Manoel Alves Filho, fez menção aos desafios da época de sua criação, lembrando o apoio fundamental da Profa. Lúcia Saraiva na construção do projeto pedagógico.

A Profa. Rossane Cardoso Carvalho, atual diretora do Curso, lembrou em seu discurso que “ver cada aluno e aluna que chega ao curso com seus olhares curiosos e também cheios de expectativas, nos faz refletir sobre a imensa responsabilidade que temos como professores, como gestores e, sobretudo, como seres humanos”.

Profa. Rossane Cardoso Carvalho

A noite teve como ponto alto a palestra “Empreendedorismo e Universidade”, conduzida pelo Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior. A palestra foi provocativa e oportuna para que reflexões sobre a prática empreendedora dos alunos do Curso seja incentivada e proporcionada no âmbito da Universidade.

Prof. Abrãao F. Saraiva Júnior, juntamente com alguns homenageados da noite

Para fechar a noite com descontração, foram sorteados vários brindes entre os participantes da solenidade, seguido de coquetel, que encerrou a noite.

Algumas fotos da noite comemorativa.

犀利士
018-12-12-at-12.25.28-300×219.jpeg” alt=”” width=”300″ height=”219″ />

*Créditos das fotos Zoom foto e Imagens, e participantes do evento.