Ação ambiental

Por em 17 de junho de 2019

No dia 08 de junho de 2019, cumprindo o que determina o Plano de Gestão Anual do Curso de 2019, alunos e professores do Curso de Engenharia de Produção da UEMA fizeram, ação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho).  Aberta a todos os alunos e professores do Curso, a ação foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, ministrada pela Profa. Dra. Rossane Cardoso Carvalho. O objetivo da ação foi proporcionar aos participantes a reflexão sobre o papel do Engenheiro de Produção no cuidado com o ambiente natural.

Divididos em duas equipes, os participantes deslocaram-se entre o primeiro bar próximo à expansão da Litorânea e o Playground.

Nesse caminho, pela praia, coletaram resíduos que incluíram embalagens diversas, canudos e restos de cigarro. Ações de limpeza na praia estão sendo encaminhadas pela Prefeitura de São Luís. Assim, foi possível entregar resíduos diretamente p ara a equipe de transporte dos resíduos.

日本藤素
” rel=”attachment wp-att-507″>

De acordo com a aluna do sétimo período Bianca Ramos, esse tipo de ação é “de extrema importância. Muito se discorre a respeito do papel do Eng de Produção uma vez que o mesmo busca sempre otimizar processos, gerar mais lucro com menos desperdício, frente ao meio ambiente, pois a engenharia preza pela conservação. É sabido que nem sempre essa conservação é feita de forma correta, ou é apenas um título para mascarar exploração. Por isso, ações como essa nos fazem repensar o que e quanto está sendo produzido e qual está sendo o fim, ou melhor, destino do que sobra do produto, para que assim repensemos formas para que o produto ao ser descartado seja o mínimo agressivo ou imperceptível ao meio ambiente.”

Fica o agradecimento a todos os que abraçaram a ideia. Novas ações estão sendo programadas, de forma a interagir cada vez mais com a comunidade local em ações de responsabilidade socioambiental.

Fique atento e participe. As ações são convertidas em horas e compõem as atividades complementares do Curso de Engenharia de Produção da UEMA.