Sobre o curso

O Curso de graduação em Engenharia de Produção, oferecido no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foi criado no ano de 2003 pelo conselho superior da referida universidade e foi autorizado a funcionar no ano de 2005 pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) do Maranhão, tendo a entrada da sua primeira turma em 29 de Setembro de 2008, com reconhecimento estadual dado pela Resolução nº 037/2011 – CEE, de 28 de Abril de 2011, cuja renovação foi concedida em 2015 com vencimento para 2020.

No primeiro semestre de 2013 formou-se a primeira turma do curso de Engenharia de Produção da UEMA, estando estes alunos aptos a terem seu registro profissional pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA – MA), pois o curso já possuía registro no referido conselho.

A finalidade de oferecer tal curso em uma universidade renomada e pública tem por objetivo formar profissionais qualificados para atuarem em seguimentos da economia em que o estado do Maranhão é muito produtivo. Nesse sentido, o Curso de Graduação em Engenharia de Produção da UEMA se propõe a buscar cultivar uma visão empreendedora que direcione o egresso para a conquista de novas soluções junto ao mercado de trabalho, bem como novas formas de ocupações trabalhistas. Deseja-se formar profissionais com sólida formação multidisciplinar de modo a interagir através da manipulação do saber universitário com o indivíduo.

O curso apresenta uma grade curricular baseada nas diretrizes legais que permeia todas as áreas da Engenharia de Produção, formando profissionais com competência de se adequar rapidamente aos meios produtivos, seja liderando equipes de desenvolvimento de projetos e/ou produtos, seja gerenciando processos produtivos ou participando de equipes de pesquisa. Além do mais, a ligação com outros cursos do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) permite a inserção do conhecimento tecnológico e das ciências exatas, essenciais para uma engenharia nacional moderna e construtivamente factível.

Os professores possuem especialização nas áreas específicas do curso, e são lotados no departamento de Engenharia de Produção. Suas formações são desde especialista até doutores em áreas como Pesquisa Operacional, Gestão da Produção, Logística, Meio ambiente, Segurança do trabalho, entre outras.

Desta forma, o Curso de Engenharia de Produção tem o papel de impulsionar mudanças no cenário atual, procurando graduar profissionais que possam produzir de forma otimizada, ou seja, que façam uso constante do conhecimento científico e tecnológico, integrando fatores de naturezas diversas, atentando para critérios de qualidade, produtividade, custos, responsabilidade social, entre outros aspectos.