Atividades práticas em sala de aula

Por em 9 de dezembro de 2019

Como forma de aumentar o conhecimento teórico adquirido pelos alunos do curso durante as aulas expositivas das diversas disciplinas, alguns professores fomentam atividades práticas para aplicar os conhecimentos adquiridos.

Dentre eles, pode-se citar o prof. Me. José Ribamar Moraes, na disciplina de Ergonomia. O professor lançou o desafio de os alunos criarem protótipos/startups ergonômicos atrelados à aplicação da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Corroborando com estudiosos da área, a ergonomia aplicada ao desenvolvimento de produtos é uma tecnologia que visa criar produtos que funcionem bem em termos da interface homem-máquina. Seu foco é o usuário e seu principal objetivo é assegurar a usabilidade, a segurança e a facilidade na utilização.
O intuito da atividade em equipe foi criar produtos de natureza ergonômica visando tais características já mencionadas, apresentando aos participantes o memorial descritivo, usabilidade, relação custo x benefício e aplicação prática durante a apresentação. Os alunos apresentaram os seguintes protótipos de criação própria da equipe: cintas ergonômicas, quadro interativo para atividade docente (Techboard), adaptador/suporte para notebook e projetor e bancada móvel de suporte fabricados com tubos de PVC e acrílico.

A profa. Dra. Rossane Cardoso Carvalho, da disciplina de Introdução à Engenharia de Produção, executou com seus alunos uma dinâmica em que os alunos deveriam, em equipes, construir a torre mais alta que conseguissem, em 30min, com 10 folhas de papel A4, a qual deveria suportar um régua de 30cm no topo. Foram trabalhados alguns conceitos de Engenharia de Produção, tais como: lead time, planejamento da produção, trabalho em equipes, liderança, entre outros aspectos. A equipe vencedora fez uma torre de 84cm de altura com o material recebido.